Dúvidas Frequentes

Consulte as dúvidas frequentes dos candidatos ou empresas, ou fale conosco.

PARA TALENTOS: Perguntas frequentes

Veja as dúvidas mais frequentes

O estágio não pode ultrapassar 6h diárias e 30h semanais. O horário do estágio (dias da semana e horário) deve ser informado no contrato de estágio e não pode conflitar com os horários de aula do aluno.
Entrando em contato com o atendimento pelo telefone (51)3353.4355
Alunos e Alumini da PUCRS gratuitamente e para a comunidade externa é cobrado um valor diferenciado.
Em média quinzenal, dependendo da disponibilidade do assessorado e do consultor.
Após início do processo presencial e conforme combinação prévia com o consultor, sim.
Os encontros possuem duração de 45 minutos.
Não, cada novo atendimento será agendado no final do encontro atual, de acordo com a disponibilidade de agenda do consultor e do assessorado.
7 encontros, podendo variar de acordo com a demanda.
Manhã, tarde e noite de segunda à sexta, das 9h às 21h.
Com 24 horas de antecedência entrando em contato com a secretaria ou diretamente com o consultor, caso contrário o encontro é dado como ocorrido.
Pode realizar o estágio aqueles que estiverem regularmente matriculados em uma Instituição de Ensino Superior.
Mantenha sempre seu cadastro em nosso site atualizado, pois ele é o seu currículo que será visualizado pelas empresas quando você se candidata nas vagas. Além disso, verifique sempre se você possui os requisitos necessários para concorrer à vaga.

PARA EMPRESAS: Perguntas frequentes

Veja as dúvidas mais frequentes

- Clicar na Aba para Empresas; - Fazer Login; - Clicar em Minhas Vagas; - Clicar em Cadastrar Vagas de Estágio; - No final da página irá visualizar os candidatos que manifestaram interesse pela vaga; - Clicar no ícone da impressora ao lado do nome de cada aluno para que você possa olhar e imprimir o currículo dos alunos; - E para que você possa alterar o status dos candidatos no seu processo, clicar no ícone do lápis para alterar para: Entrevistado, Encaminhado, Selecionado ou Reprovado. OBS: Se você já tem o estagiário selecionado e deseja contratá-lo, não precisa cadastrar a vaga.
O supervisor local deve ter formação ou experiência na área, conforme previsto na lei. Para alguns cursos, a formação do supervisor deve ser a mesma do curso do aluno.
Caso o processo seletivo seja conduzido pela empresa é importante dar a devolução aos candidatos que participaram do processo, independente do resultado positivo ou negativo.
O estágio não pode ultrapassar 6h diárias e 30h semanais. O horário do estágio (dias da semana e horário) deve ser informado no cadastro da vaga e não pode conflitar com os horários de aula do aluno.
- Fazer Login; - Clicar em Meus Estágios; - Clicar em Contratos de Estágio; - Clicar sobre o nome do estagiário; - Clicar no botão RENOVAR ou RESCINDIR.

Monitorias PUCRS: Perguntas frequentes

Veja as dúvidas mais frequentes

Para se candidatar à monitoria o estudante deve: estar regularmente matriculado em cursos de graduação da PUCRS; ter disponibilidade de cumprir a carga horária determinada pelo professor responsável durante o processo seletivo; preencher os requisitos descritos nos Critérios de Seleção.
Você faz o login no site PUCRS Carreiras e, no menu Monitorias, clica em inscrição em monitoria. Aparecerá uma lista de vagas de monitoria na universidade, você busca por assunto, disciplina ou professor responsável na lista de vagas e clica para ver os detalhes da vaga. A inscrição só será realizada quando o candidato clicar no botão "Realizar inscrição".
A bolsa é paga mensalmente no último dia útil do mês e é proporcional a carga horária do bolsista: 2h por semana - 50 reais por mês; 4h por semana - 100 reais por mês; 6h por semana - 150 reais por mês; 8h por semana - 200 reais por mês; 10h por semana - 250 reais por mês; 12h por semana - 300 reais por mês; 16h por semana - 400 reais por mês.
Atender estudantes, em grupos ou individualmente, para esclarecimento de dúvidas e orientação de atividades relativas à(s) disciplina(s) vinculadas à monitoria; Participar, a partir do interesse do professor responsável e da compatibilidade de horários, de aulas da disciplina em que é monitor. Com a participação restrita à condição de ouvinte ou auxiliando os estudantes.
As monitorias que serão contempladas com bolsa serão prioritariamente aquelas voltadas a disciplinas que atendem o maior número dos seguintes critérios: Possuem alto índice de evasão e/ou reprovação; Disciplinas teóricas em que o monitor não exerce atividades práticas ou de laboratório; Disciplinas de primeiro ou segundo semestre; Monitoria exclusivamente extraclasse; Disciplinas que atendem vários cursos ou escolas, e um volume grande de estudantes; Disciplinas com baixa procura por monitoria.
Não, todos os monitores possuem as mesmas obrigações de acordo com as características específicas de cada disciplina, assinam o mesmo termo de compromisso, entregam o relatório ao fim do semestre, ganham horas complementares e comprovante das atividades realizadas.
Sim, o estudante que for monitor, após entregar o relatório final do semestre e tiver o relatório aprovado pelo professor responsável poderá emitir o comprovante de atividades pelo sistema. Este comprovante da atividade de Monitoria, pode ser utilizado para validação como horas complementares de acordo com as regras do seu curso.
Após a aprovação do relatório final, basta entrar no sistema, ir no menu monitorias em contratos, escolher a monitoria que deseja imprimir a declaração, e clicar em Imprimir declaração.
A declaração de monitoria contém o nome da disciplina, carga horária, o professor responsável pela monitoria e o período em que foi monitor. Este comprovante da atividade de Monitoria, pode ser utilizado para validação como horas complementares de acordo com as regras do seu curso.
Desenvolver atividades em substituição ao professor; Realizar atividades administrativas nas unidades; Ter acesso a sistemas de informação de responsabilidade dos professores; Elaborar avaliações e atribuir notas a atividades avaliativas.
Não, o monitor é um aluno que já cursou a disciplina e que estuda e aprofunda os conteúdos da disciplina que é monitor, para auxiliar os colegas.
Não, caso o monitor não saiba resolver alguma dúvida, ele deverá indicar que você procure o professor da disciplina ou volte outro dia para que ele tenha tempo de preparar melhor o tema para explicar da melhor forma. Por isso é muito importante não deixar suas dúvidas para a última hora.
Não, a monitoria é gratuita, assim como as atividades de reforço e de aprofundamento, oferecidas pela equipe.
Você pode ser monitor, mas somente na modalidade voluntário (sem bolsa), e para isso seu orientador de Iniciação Científica deve autorizar.
Sim, tanto alunos em estágio, como alunos com carteira assinada fora da PUCRS, podem ser monitores nas modalidades tanto com bolsa quanto voluntária desde que tenham tempo disponível para se dedicar as atividades.
Sim, os critérios de seleção variam em cada projeto. Quando for se inscrever para uma monitoria os critérios de seleção estarão na descrição da vaga bem como o perfil que o candidato deve ter para se candidatar à vaga.
Sim, a carga horária do monitor tanto voluntário quanto com bolsa deve ser cumprida no local designado na Escola para o caso das horas de monitoria extraclasse. E no caso das horas de monitoria em sala de aula, no horário e sala onde a disciplina é ministrada.
Em qualquer semestre, desde que tenha cumprido os requisitos necessários para a vaga desejada.
O limite de projetos no qual o monitor pode participar é determinado pelo total de horas de dedicação. Assim é permitido ao estudante monitor estar vinculado a diversos projetos de monitoria, no entanto, a carga horária total em monitorias na Universidade não poderá exceder 20 horas semanais. E a carga horária com bolsa na Universidade não poderá exceder 12 horas semanais, salvo no caso de monitoria executada diretamente pela Prograd (disponibilizada no Laboratório de Aprendizagem) cuja monitoria com bolsa poderá ser de até 16 horas.
O aluno pode se informar sobre monitoria com qualquer professor da Universidade ou funcionário das secretarias das Escolas. Além disso, deve ficar atento à divulgação de vagas pela escola e no sistema.
Sim, a atividade pode ser interrompida a qualquer momento: por suspensão imposta pela Instituição ao aluno; por trancamento de matrícula; pela conclusão de curso; por indicação do professor responsável pelo projeto, ao qual o monitor está vinculado, após parecer do Comitê Gestor da Escola à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada; por solicitação do Monitor.
Um professor deve solicitar a monitoria, preferencialmente um dos professores que ministra a disciplina naquele semestre; no caso de diversas turmas ou grupos de disciplinas com conteúdo comum, um único professor solicita, com o consentimento dos demais. Quem solicita a monitoria é o professor responsável por ela.
Sim, a entrega do relatório final pelo monitor obrigatório, e é necessária a aprovação do professor responsável. O comprovante da atividade de monitoria e as horas complementares do aluno só serão liberados após a aprovação do relatório.